Este pão é Maravilhoso ( não sou mesmo nada fã de pão, alias nunca fui o único pão que gosto é o pão negro tipo alemão nada mais, no entanto como tenho em casa quem gosta e tem intolerância ao glúten, tenho mesmo que fazer pão sem glúten que é muito mais saboroso que o pão sem glúten de compra, sem sombra de dúvida) , baseado na famosa receita de Bolo de Iogurte, mas com algumas modificações, ao meu gosto pessoal e que devo dizer muito fácil, saboroso, light e acima de tudo saudável.
Estava eu a pensar num pão gostoso para o Brunch de Domingo e eis senão quando me lembrei desta adaptação, que vou fazer com varias variantes.
O retirar o glúten numa dieta de emagrecimento faz toda a diferença, acreditem em mim que já há cerca de 2 meses que retirei o glúten, devido a todas as minhas alergias e intolerâncias e já perdi cerca de 7 kilos :) uma VITÓRIA.
Ingredientes:
. 4 ovos
. 1 copo de iogurte natural de soja
( usei 1 copo de yogurt natural da Alpro Soya )
. 3 colheres de sopa de óleo
( eu usei óleo Becel, para ficar com menos calorias, mas com qualquer tipo de óleo fica bem )
. 2 gotas de adoçante liquido ( aromatizado com Lavanda ) para ir ao forno
. 1 colher de café de Flor de Sal
. 2 copos de farinha sem glúten
( usei: 1 copo de farinha de arroz – usei farinha de Arroz da Doves Farm: http://www.dovesfarm.co.uk de que sou fã incondicional – Também fiz outra versão deste mesmo pão em que usei Farinha de Kamut que tem pouco glúten (o glutén é de melhor qualidade, portanto senão se é celiaco podemos usar) também, em substituição da farinha de arroz e ficou maravilhoso também)
+ 1 copo de amido de milho, vulgarmente conhecida por Maizena cá em Portugal )
. 1 colher de sopa de fermento sem lactose e sem glúten
( pode ser fermento Royal)
. 1 colher de sopa de sementes de Chia
. 1 colher de sopa de Erva doce em sementes
** O copo eu usei como medida, nesta receita foi o copo do yogurt natural de soja, que tem + ou – 200 gr
Preparo:
Usei a minha potente batedeira, primeiro bati os ovos muito bem, depois juntei o yogurt, depois as farinhas e o fermento e depois tudo o resto.
Quando está bem batido, untei uma forma com um pouco de óleo Becel e polvilhei a forma com farinha de arroz, coloquei a massa e foi ao forno médio.
20 a 30 minutos depois já estava este pão fantástico.
Depois é só desenformar e está pronto a ser consumido.
Lá em casa foi mais que aprovado.
0 comentários :
Postar um comentário